Ações nas cooperativas de reciclagem – Poços de Caldas

Desde o início de 2019, o Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental – IFB realiza ações em algumas cooperativas de reciclagem de Poços de Caldas, através de sua representante, a engenheira ambiental Marielle Rezende. Foi firmada parcerias entre o IFB e as cooperativas, com o intuito de colaborar na gestão socioambiental e somar forças em prol da melhoria da coleta seletiva e condições de trabalho nas cooperativas.

No dia 13 de abril de 2019, os estagiários e voluntários do IFB e também alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal – IFSULDEMINAS Poços de Caldas realizaram uma visita diagnóstico à Coopersul – Cooperativa Regional Sul de Reciclagem e Preservação Ambiental de Poços de Caldas, com o objetivo de conhecer a atual realidade e tentar colaborar de alguma forma. Confira algumas fotos:

 

 

 

 

 

 

 

 

O maior desafio atualmente se refere a conscientização da população e demais envolvidos com relação a separação do lixo seco e úmido, pois desde agosto de 2018 a coleta de resíduos do município sofreu alterações. O que antes eram 3 dias de coleta de resíduos úmidos / rejeitos e um dia de coleta de recicláveis (realizada pelas próprias cooperativas), foi alterado para 2 dias de coleta de lixo úmido e um dia de coleta de recicláveis, onde a própria empresa responsável pela coleta e disposição final dos resíduos em Poços de Caldas recolhe estes materiais e direciona para as cooperativas.

No início houveram muitas reclamações dos moradores, pois os mesmos tiveram que sair de um padrão rotineiro e se adaptar a uma nova e positiva realidade. Porém com o tempo muitos problemas começaram a surgir e o maior deles é reflexo da falta de conscientização das pessoas. A quantidade de resíduos úmidos /rejeitos que chega hoje nas cooperativas é assustadora! E o processo de triagem feito pelos cooperados se intensifica e se torna muito difícil e também perigoso, pois eles acabam tendo contato com materiais que não deveriam estar ali e sim ir direto para o aterro.

Devido a estas demandas extras de serviços (separação dos rejeitos que chegam nas cooperativas) muitas vezes falta tempo para a organização do ambiente de trabalho e neste aspecto os estagiários também puderam colaborar um pouco. Foram diversas visitas com o intuito de melhorar a organização dos documentos e também o layout da cooperativa, facilitando assim o trabalho diário dos cooperados. No dia 25 de maio de 2019 foi realizado um mutirão de limpeza na área ao fundo da cooperativa para que futuramente seja feito mais um barracão de recebimento de materiais. Confira algumas fotos:

 

 

 

 

 

 

 

 

É sabido que as cooperativas de reciclagem, em geral, necessitam de um maior apoio, principalmente do poder público, vista que elas desempenham uma função socioambiental de extrema importância para a gestão dos resíduos sólidos no município. Mas enquanto o cenário ideal não existe, vamos aos poucos colaborando e fazendo nossa parte para tentar melhorar as condições atuais!

Gratidão a todos os estagiários e voluntários que ajudam nesta empreitada! Com certeza, sem vocês, não conseguiríamos desenvolver nenhuma ação!

Vida longa às cooperativas de reciclagem! Gratidão pelo trabalho desenvolvido! Avante Coopersul! Avante Poços de Caldas!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.