Compostagem Coopersul

A partir do dia 11 de janeiro de 2021, foi iniciado efetivamente o núcleo Coopersul de Compostagem em Poços de Caldas, como parte do Projeto Decompondo UNIFAL (Universidade Federal de Alfenas campus Poços de Caldas), coordenado pelo biólogo e professor Thales Trez.

Esta iniciativa faz parte das ações do Projeto Recicla Vidas, financiado pelo Instituto Alcoa, executado em parceria com o Instituto Fernando Bonillo – IFB e coordenado pela gestora socioambiental Elizabete Cassia. Saiba mais em: http://ifbonillo.org.br/projeto-recicla-vidas-coopersul-pocos-de-caldas

O objetivo é capacitar os cooperados da Coopersul, que fica no Vale da Antas em Poços de Caldas, melhorar a qualidade de vida através da ampliação das possibilidades na prestação de serviços e valorização da classe de profissionais, que prestam um importante serviços na triagem e destinação adequada dos recicláveis e a partir de agora também realizam a compostagem de orgânicos, ainda em escala inicial.

Os resíduos orgânicos, misturados com os insumos (casca de café, pó de serragem, dentre outros), ao serem compostados através destas iniciativas, deixam de ir para aterros e compõem uma alternativa com menor impacto ambiental, incluindo pessoas, gerando renda e realizando uma prestação de serviços ambientais ao município, sendo de grande relevância para solucionar parte dos desafios relacionados a gestão dos resíduos sólidos urbanos. Somente no mês de janeiro de 2021, já foram deixados de enviar ao aterro municipal mais de 2 toneladas de materiais!

“Disseminar e fomentar iniciativas como esta nos faz acreditar e visualizar soluções com menor impacto ambiental e maior abrangência social, motivando ainda mais os trabalhos”, comenta Marielle Rezende de Andrade, engenheira ambiental do IFB e corresponsável pelo projeto.

Esta iniciativa conta com o apoio e parceria da Unimed Poços de Caldas e está só começando! Precisamos unir forças para que ações como estas sejam replicadas e tidas como exemplo! Bora junto?! Agradecemos aos parceiros por fomentar ações em prol das pessoas envolvidas na gestão de resíduos!

 

Em Poços de Caldas já existem diversas iniciativas como essa, dentro do projeto DeCompondo UNIFAL, coordenado pelo professor, Thales Tréz, saiba mais:

https://www.facebook.com/decompondo/

Agradecemos a parceria e a iniciativa!! Tamu junto por um mundo melhor!

Em novembro de 2020 foi realizado um mutirão para limpeza e preparo do terreno. Saiba mais em: http://ifbonillo.org.br/recicla-vidas-mutirao-coopersul-limpeza-area/

Confira algumas fotos:

Ao longo do tempo, os processos foram se adaptando à realidade e melhorias foram surgindo. Para montagem da leira 3, com o intuito de manter a estrutura e as paredes laterais que permitam a circulação de ar, foram construídas contenções laterais utilizando paletes de madeira recheados de palha e envoltos em telas tipo sombrite. No fundo da leira, foram utilizadas lonas para impermeabilização do solo e paletes de madeira para permitir a passagem de ar através do processo de convecção (ar mais quente sobe e facilita a circulação), além de uma tubulação no centro para aumentar a aeração do sistema. A partir destas inovações, foi possível observar a manutenção de altas temperaturas durante a fase termofílica, evidenciando o sucesso. As próximas leiras foram construídas seguindo este modelo. Veja algumas fotos:

Atualmente o adubo produzido pode ser adquirido em diversos pontos, em Poços de Caldas e em Pouso Alegre. Veja algumas fotos:

Temos alguns locais para retirada do adubo, como a UNIFAL Poços de Caldas.

Confira o vídeo sobre a compostagem Coopersul e saiba mais sobre os próximos passos:

Veja a matéria que saiu na EPTV Sul de Minas – Filiada da Rede Globo: 

https://globoplay.globo.com/v/10023251/?fbclid=IwAR1O10mCTr61YHlZLO5T8xMmIMkqmWjooyTYVtib0WDdY4S_fQviy8OSy5U

Saiba mais sobre o método de compostagem UFSC ou leira estática de aeração passiva:

Compostagem Método UFSC – leira estática aeração passiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.