Visita à usina de valorização de resíduos em Salto-SP

No dia 1⁰ de outubro de 2020, representantes do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental – IFB realizaram uma importante visita técnica e estratégica em Salto/SP, com o objetivo de conhecer as alternativas para a gestão dos resíduos sólidos urbanos.

O cenário foi construído a partir da iniciativa de membros do Consórcio Soluções Resíduos Sul de Minas, constituído por membros do IFB e também visionários incomodados com o cenário da gestão dos resíduos sólidos na região do Sul de Minas Gerais. O Consórcio Soluções em Resíduos Sul de Minas é composto pelos agentes listados a seguir e também membros da caravana da visita à Salto, que são: Marielle Rezende de Andrade, engenheira ambiental e presidente do IFB; Elizabete de Cássia da Costa, pedagoga e coordenadora de projetos e assuntos institucionais do IFB; Antônio Aparecido Almeida, presidente da Rede de Catadores do Sul e Sudoeste de Minas Gerais; e Marcelo Norberto, Marcelo Norberto, empresário, sócio da Ambiental Brasil e gestor de pessoas, além de ser o responsável por esta articulação estratégica.

A visita foi articulada previamente com o chefe de gabinete de Salto, José Antônio Luciano, que nos recebeu muitíssimo bem e nos apresentou ao Secretário de Meio Ambiente, Angelo César T. Piva. Os representantes da prefeitura apresentaram toda a trajetória de Salto nesta caminhada, evidenciaram a importância da união de forças na solução da gestão dos resíduos sólidos e nos acompanharam durante a visita a CSO Ambiental, empresa do grupo Corpus Saneamento e Obras, que realiza toda a gestão dos resíduos sólidos urbanos de Salto, limpeza e arborização urbana. Na CSO Ambiental, nosso grupo foi recebido pelos representantes da empresa, Luiz Paulo Vargas, gerente de contrato, e Mariane Pintor, coordenadora em gestão ambiental.

A empresa CSO Ambiental possui um sistema inovador de gestão de resíduos sólidos, através de uma usina de valorização dos resíduos, onde todo o material coletado na cidade é levado até a empresa por caminhões elétricos e triados através de processos mecanizados e pessoas capacitadas para separação dos recicláveis que ainda chegam na usina. O processo não para por aí, a fração orgânica é segregada e enviada para compostagem, seguidos pela remoção de resíduos ferrosos através de placas imantadas. Parte do material resultante desta triagem é moído e destinada à indústria cimenteira como CDR – Combustível Derivado de Resíduos e o restante, em torno de 13% do que chega na usina, é enviado ao aterro sanitário, reduzindo em muito o impacto ambiental da gestão dos resíduos sólidos e a vida útil do aterro. 

Etapas da Usina de Valorização de Resíduos Sólidos em Salto-SP.

A visita a CSO foi também acompanhado pelos empresários e visionários, Valdemir Prado e Bruno Prado, que se mostraram muito satisfeitos em conhecer tal tecnologia implantada a favor da conservação ambiental e gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos.

Conheça os processos da Usina de Valorização de Resíduos Sólidos em Salto:

https://www.facebook.com/watch/?v=1165309837186248

A CSO também coleta os recicláveis já separados na fonte, que são destinados a CORBES – Cooperativa de Reciclagem Boa Esperança de Salto, objeto da visita no período da tarde.

Durante a visita à CORBES, fomos muito bem recebidos pelas representantes da prefeitura e que atuam diretamente assessorando as ações, Tatiane e Bianca, além do tesoureiro Paulo Lamona e da secretária Tamires. Foi um momento de troca de experiências e muito aprendizado, onde compartilhamos nossa experiência até agora no Recicla Vidas (saiba mais em: http://ifbonillo.org.br/projeto-recicla-vidas-coopersul-pocos-de-caldas/) e também conhecemos um pouco da realidade, desafios e conquistas ao longo da trajetória da CORBES.

Marcelo Norberto, Antônio Almeida, Marielle Rezende, Elizabete Costa (Consórcio Resíduos Sul de Minas), Tatiane (prefeitura Salto), Paulo Lamona e Tamires (CORBES).

Agradecemos muitíssimo a atenção e receptividade de todos.

Veja mais fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *