No dia 20 de janeiro de 2021, representantes do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental – IFB e também integrantes do Consórcio Soluções em Resíduos do Sul de Minas participaram de uma reunião estratégica com o poder público de Santa Rita de Caldas/MG.
A iniciativa partiu do poder público local, representado pelo prefeito, Emilio Torriani, pelo vice prefeito, Christian Miura e pela secretaria de meio ambiente, agropecuária e sustentabilidade, Priscila Bueno, que entendem a importância de parcerias estratégicas para a elaboração de soluções na área ambiental.
O Instituto Fernando Bonillo foi representado pela engenheira ambiental e presidente, Marielle Rezende, e pela coordenadora de projetos e assuntos institucionais, Elizabete Costa, além do representante da Rede de Catadores do Sul e Sudoeste de MG – Redesul, Samir Trindade, ambos integrante do Consórcio Soluções em Resíduos do Sul de Minas.
Durante a reunião, foram abordados temas como a coleta seletiva, compostagem, saneamento rural, prevenção e combate a incêndios e a importância do terceiro setor para articulação de soluções em parceria com o poder público e privado. “É sempre muito positivo quando percebemos as intenções do poder público em realizar ações em prol da conservação ambiental e da gestão sustentável do município, o que facilita muito a proposição de ações em parceria”, comenta Marielle.
Santa Rita de Caldas faz parte do Consórcio Público para Gestão Integrada, juntamente com os municípios de Albertina, Andradas, Caldas, Ibitiúra de Minas e Ipuiuna e atualmente tem grande intenção em melhorar a gestão dos resíduos sólidos do município através da implantação da coleta seletiva e de alternativas sustentáveis. Além disso, o município se articula para inclusão no Projeto Conservador da Mantiqueira, onde o IFB poderá ser um grande aliado no diagnóstico ambiental rural e na execução das ações, através do Projeto Saneamento Rural.
Foi um fim de tarde bastante proveitoso que abriu o cenário para novas possibilidades de atuação em parceria, que segue como objeto de estudo acompanhado por novas conversas para alinhamento.
“Assumimos a prefeitura com a intenção de trazer mudanças positivas para o município e entendemos que a gestão dos resíduos sólidos é um assunto que merece atenção”, comenta o prefeito Emilio.
Para Priscila, “os desafios na área ambiental e rural são imensos, porém isso é o que nos move, fazer a diferença e ver o resultado ali na frente”.
Temos a certeza que esta foi a primeira de muitas reuniões e que está nascendo uma parceria de sucesso! Agradecemos o convite e a receptividade!