Ambientalistas descem o Rio Mandú de caiaque
No dia 13 de agosto de 2017, ambientalistas e representantes técnicos do Instituto Fernando Bonillo – IFB realizaram uma expedição pelo Rio Mandú, no trecho que corta o município de Pouso Alegre/MG. Esta expedição inaugurou o Projeto do Instituto Fernando Bonillo, Por Dentro dos Rios, que tem como objetivo realizar a aproximação das pessoas aos rios que cortam nossa cidade, com exploração, monitoramento e coleta de dados e fez parte dos estudos técnicos realizados pelo IFB para a Câmara Municipal de Pouso Alegre, investigando os serviços prestados pela Copasa na cidade, através da Comissão de Investigação (CI Copasa ou CPI da Copasa).
A engenheira ambiental, Marielle Rezende de Andrade, o geógrafo e conselheiro técnico do Instituto Fernando Bonillo – IFB, Christian Valias, e o presidente do IFB, Diego Toledo Fernandes, participaram desta aventura.
O ponto de partida foi a ponte do Rio Mandú localizada no Bairro Cajuru, zona rural de Pouso Alegre. A Equipe Água, que percorreu todo o trecho de caiaque (9 km), foi liderada pelo experiente remador Christian Valias, acompanhado da marinheira de primeira viagem, Marielle. Christian Valias, além de geógrafo, é professor, músico, ambientalista, educador, conselheiro técnico do IFB e empresário, a frente da Malungo Expedições, empresa de turismo ecológico e de aventura, que forneceu os equipamentos para esta aventura. Foram coletadas as coordenadas geográficas de todas as contribuições indevidas de esgoto ao longo do rio.
A Equipe Terra, essencial para o sucesso da expedição, foi composta pelo presidente do IFB, Diego, que além da logística, registrou o percurso com fotos e filmagens.
Segundo Marielle Rezende de Andrade, “Foi impressionante conhecer o Rio Mandú de dentro pra fora! E foi também preocupante acompanhar a degradação ambiental do rio à medida que avança para dentro do município. São muitos os pontos de lançamento de esgoto ao longo da cidade, lixo, falta de vegetação ciliar, que comprometem ainda mais a qualidade da água”, afirma a engenheira ambiental.
“Essa expedição foi a primeira de muitas para conhecer e monitorar o Rio Mandú!! Foi uma experiência incrível e triste ao mesmo tempo, ver de perto tudo que as pessoas não percebem por fora. A remada foi difícil, porque além do rio estar muito baixo, também tivemos que tomar muito cuidado, pois o risco de contaminação era grande!! É assustador ver a situação de abandono que o rio está! Mas também o contato próximo traz muito ânimo para continuar a luta pela recuperação das águas do Mandu”, comenta o geógrafo Christian Valias.
“A mancha de óleo próximo à ponte da Av. Airton Senna foi algo que me chamou muita atenção, além do triste cenário às margens do rio e a falta de mata ciliar”, comenta o presidente do IFB, Diego.
A expedição teve início por volta das 14h e término por volta das 18h, com o sol se pondo no fim do trajeto, dando ainda mais emoção à aventura.
Agradecimentos:
A todos que participaram e ajudaram nos preparativos desta expedição, em especial, o comandante da tripulação, Christian Valias, que forneceu toda a estrutura para que esta expedição acontecesse.
À empresa Zoom Ambiental, que através de seu diretor e também conselheiro técnico do IFB, Eugênio Pereira Marcos, doou os macacões de segurança para evitar a contaminação dos ambientalistas.
À educadora ambiental da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Pouso Alegre/MG, Ana Carla Arantes, e Paulo Henrique Loyola, advogado e aventureiro, que nos emprestaram o capacete com a câmera para registrar a aventura bem de perto.
À parceira e amiga Stephanie Carvalho que nos emprestou a capa de proteção do celular, imprescindível nesta jornada.
Confira algumas fotos.
Confira a seguir o relatório elaborado e apresentado à Comissão de Investigação da Copasa (CPI Copasa / CI Copasa), na Câmara de Vereadores de Pouso Alegre.
Relatório CPI Copasa Pouso Alegre 2017
Análises qualidade de água – Pouso Alegre 2017
Ao utilizar as informações aqui apresentadas, favor dar os devidos créditos e marcar o Instituto Fernando Bonillo nas postagens e fotos relacionadas, além de garantir a citação bibliográfica dos estudos.
Parabéns pela iniciativa