Semana do Meio Ambiente 2017

Nos dias 05 a 11 de junho de 2017 aconteceu em Pouso Alegre/MG a celebração da Semana do Meio Ambiente, realizada pelo Instituto Fernando Bonillo, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, curso de Ciências Biológicas da Univás e Polícia Militar de Minas Gerais, através da 17ª Cia. As atividades aconteceram no Parque Natural Municipal Prof. Dr. Fernando Afonso Bonillo Fernandes.

Confira as atrações na programação.

Dia 05 – segunda feira 

As atividades tiveram início na segunda feira, dia 05, com a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, onde autoridades do município foram convidadas a compor o palco, ouvir o hino nacional e proferir seus discursos, todos voltados para a importância de se manter ações efetivas de educação e preservação ambiental. Ao final da solenidade, o Coral Canto e Encanto, da Escola Municipal Valéria Junqueira Paduan, de Santa Rita do Sapucaí, encantou a todos com sua apresentação. Crianças e jovens de diversas escolas estiveram presentes visitando os estandes e participando das atividades de educação ambiental. A população pouso alegrense também participou das atividades, marcando presença durante toda a semana no parque.

 

O Instituto Fernando Bonillo, além de atuar na organização do evento, participou também com exposição do livro em fase de finalização e pegadas de animais característicos de nossa região, a maioria delas obtidas dentro do próprio Parque Natural, apresentou trabalhos desenvolvidos pelo Projeto Bicho do Mato, em parceira com o curso de Ciências Biológicas da Univás e também divulgou o jogo virtual O Reciclador, que é uma ótima ferramenta para educação ambiental. 

 

O Curso de Ciências Biológicas da Univás expôs os trabalhos realizados no Parque e a importância deste curso para o levantamento de dados técnicos através de pesquisas ali realizadas.

A Polícia Militar, representada por agentes da Polícia Ambiental, expuseram animais vivos e empalhados, além de realizar atividades com as crianças e jovens. 

 

A Copasa também esteve presente distribuindo água e materiais de educação ambiental, além da realização de palestras de conscientização.

 

A Plante Vida esteve presente mostrando aos visitantes a fossa séptica biodigestora, seu funcionamento e sua importância para a conservação da qualidade ambiental, além da apresentação do trabalho desenvolvido em Pouso Alegre e região.

 

O Sesc Pouso Alegre expôs trabalhos dos alunos realizados com terra, folhas secas, areia e também a Secretaria de Educação de Pouso Alegre realizou a exposição de trabalhos desenvolvidos nas escolas.

 

 

Confira algumas fotos do primeiro dia.

 

Dia 06 – terça feira

No período da manhã, as atividades ficaram por conta da educadora ambiental do Parque Natural e também uma das organizadoras do evento, Ana Carla Arantes, em conjunto com agentes da Polícia Ambiental

 

No período da tarde, os trabalhos de conscientização ambiental foram conduzidos pelas educadoras do Viveiro Criativo, Arethuza Iemini, Nilcia de Paula e Tatiana Dias, que divertiram a criançada com atividades lúdicas e divertidas.

 

Dia 07 – quarta feira

O químico responsável da Copasa, Fagner M. Oliveira, realizou palestras com crianças e jovens sobre a importância da água, este precioso recurso natural indispensável à vida.

Já no período da tarde, o graduando em Ciências Biológicas da Univás, Allyson Vieira, e o biólogo Bruno Ferreira, apresentaram conteúdos relativos à identificação, precaução e manejo de serpentes, com a apresentação de algumas serpentes ao vivo. Foi emocionante! 

 

Dia 08 – quinta feira

Este dia foi dedicado aos funcionários responsáveis pelas podas das árvores de Pouso Alegre/MG. Os técnicos Altair e Thiago Gonçalves, da Tribo Verde, empresa especializada em podas de árvores, realizaram um mini curso, teórico a prático, sobre como realizar podas adequadamente, com o objetivo de conscientizar sobre a importância destas técnicas para manutenção e saúde das espécies. Os colaboradores tiraram suas dúvidas e começaram a perceber a importância de capacitações constantes. Este será o primeiro de muitos.

E após o término do curso, aconteceram atividades de educação ambiental.

No período da noite, no SESC Pouso Alegre, aconteceu a estreia oficial do documentário “Mandú: O Chamado das Águas“, que resgata os valores socioambientais do Rio Mandú, um dos principais rios de Pouso Alegre, produzido pela Etérea Vídeos Produções, através dos mobilizadores sociais, Éderson Brandão, Syara de Noronha e Geni de Andrade. O Instituto Fernando Bonillo é parceiro desta iniciativa.

Após a exibição do documentário, rolou um debate sobre a importância da preservação do Rio Mandú e o atual estado de degradação, com sugestões de ações e mobilização social.

Dia 09 – sexta feira

A semana se encerrou com uma conversa muito produtiva com representantes de diversas instituições de Pouso Alegre, que discutiram ideias e temas relativos a educação ambiental.

Estiveram presentes representando a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre as biólogas, Ana Carla Arantes e Nívia Morais Milagres; o Sr. Paulo César Figueiredo Pereira, representando a Secretaria de Planejamento, e a Sra. Elaine Madeira, representando a Secretaria de Educação e o também biólogo e professor, Farley Soares Braz, que nesta oportunidade representa também a UNIVÁS; o agrônomo, Paulo Roberto Ceccon (Betão) representando o IF Sul de Minas Pouso Alegre; o empresário Eugênio Pereira, diretor da Zoom Ambiental e conselheiro técnico Instituto Fernando Bonillo; as representantes da Superintendência Regional de Ensino, Simone Merlo de Souza
Rosiene Alves Teixeira, esta última também responsável pelas escolas do campo; o estudante e membro da Câmara Jovem e Parlamento Jovem, Carlos Eduardo Negrão; o geógrafo, Christian Valias Ferreira,  professor e educador ambiental; os moradores das adjacências do parque, Lívia Silva Macedo, representando a Associação de Moradores Jardim Floresta e Jessé Rodrigues Silva; o publicitário e gestor estratégico, Diego Toledo Fernandes, presidente do Instituto Fernando Bonillo e assessor da vereadora Marileia e a engenheira ambiental e responsável técnica pelo Instituto Fernando Bonillo, Marielle Rezende de Andrade.

Durante a reunião estratégica, foram levantados os pontos positivos e negativos relacionados à educação ambiental de nosso município e foi dado o primeiro passo que foi a criação informal do Núcleo de Educação Ambiental de Pouso Alegre – NEAPA. Os próximos passos serão a formalização destas ações e engajamento de novos membros, para manter sempre acessa esta energia motivadora. Segundo a engenheira ambiental e uma das organizadoras do evento, Marielle Rezende de Andrade, “Esta foi apenas uma fagulha de ideias para iniciar os trabalhos em torno da educação ambiental, agora temos que manter a chama acessa e colocar cada vez mais combustível, para alcançar os objetivos propostos”. Será uma tarefa árdua, mas as pessoas envolvidas se mostraram muito entusiasmadas e motivadas para fazer a diferença.

Dias 10 e 11 – sábado e domingo

No final de semana, aconteceram exposições do Curso de Ciências Biológicas da Univás, com palestras ministradas pelos alunos. E para encerrar a semana, houve uma reapresentação do documentário “Mandú: O Chamado das Águas”.

E para finalizar, aqui vão nossos agradecimentos a todos que ajudaram de alguma maneira. GRATIDÃO!!! Em especial aos organizadores Ana Carla Arantes, Marielle Rezende de Andrade e Diego Toledo Fernandes, além de todos os responsáveis da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *