No dia 21 de novembro de 2020, a partir das 8h, foi organizado um mutirão de limpeza na Coopersul – Cooperativa de Trabalho Regional Sul de Reciclagem e Preservação de Poços de Caldas Ltda. Esta foi uma iniciativa do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental – IFB dentro das ações previstas no Projeto Recicla Vidas, financiado pelo Instituto Alcoa. A Coopersul está localizada no Vale das Antas, em Poços de Caldas.
O mutirão de limpeza foi realizado para preparo da área onde será alocada uma leira de compostagem experimental, com a parceria da UNIFAL – Universidade Federal de Alfenas campus Poços de Caldas, sob orientação do professor Thales Trez. “Esta será a primeira leira de compostagem que estou envolvido em Poços de Caldas com o objetivo de geração de renda e irá compor o circuito de compostagem local, composto por ações já desenvolvidas no viveiro municipal, no Jardim Botânico e na UNIFAL”, comenta o professor Thales.
Na ocasião, estiveram presentes alunos(as) da UNIFAL e do IFSULDEMINAS de forma voluntária, além dos colaboradores da Coopersul, que se uniram para limpar e preparar a área para este novo desafio. “É muito importante que as cooperativas e associações de reciclagem se profissionalizem e inovem na prestação de serviços, para acompanhar as demandas do mercado. Esta iniciativa irá proporcionar a diversificação de serviços e consequente incremento na renda dos cooperados, além de trazer soluções sustentáveis para a destinação final dos orgânicos”, comenta Marielle Rezende de Andrade, engenheira ambiental e presidente do IFB, uma das responsáveis pela iniciativa, que fez questão de comemorar seu aniversário junto aos cooperados e voluntários.
Além das ações de limpeza da área, os voluntários e estudantes puderam conhecer um pouco melhor dos processos e desafios dentro de uma cooperativa de reciclagem, entender a atual situação da gestão dos resíduos sólidos em Poços de Caldas além de somar forças ao Projeto Recicla Vidas, que tem como prioridade as pessoas envolvidas na triagem e destinação adequada dos recicláveis. “O Recicla Vidas evidencia a importância das pessoas envolvidas nos processos de reciclagem, que temos que valorizar e garantir melhores condições de trabalho e remuneração”, ressalta Elizabete de Cássia da Costa, coordenadora do Recicla Vidas e gestora de projetos no IFB.
“Só temos a agradecer a todos que participaram das atividades, foi uma iniciativa linda e maravilhosa! Eu não tinha noção que aquele espaço era tão grande e tinha tanto material ali. Que a gente possa ter mais momentos felizes como o que tivemos hoje em outras oportunidades. Momentos como este fazem a diferença no mundo!”, finaliza o coordenador geral da Coopersul, Samir Trindade.
Saiba mais sobre o Projeto Recicla Vidas clicando aqui.
Quer entender um pouco mais sobre compostagem, é só clicar aqui e conferir como funciona.
Veja as fotos:
Agora aprecie as fotinhas super profissionais da colaboradora do IFB, graduanda em engenharia ambiental e fotógrafa, Jordhanna Simplício: