Projeto Recicla Vidas – Coopersul

Desde novembro de 2019, o Instituto Fernando Bonillo – IFB contribui e participa do Projeto Recicla Vidas, financiado pelo Instituto Alcoa e executado na Coopersul – Cooperativa de Trabalho Regional Sul de Reciclagem e Preservação de Poços de Caldas Ltda.

O Recicla Vidas pode ser resumido da seguinte forma:

“O que significa dignidade, respeito em nossa sociedade?

Hoje, há uma preocupação mundial em preservar, reciclar, cuidar do meio ambiente por sabermos que dele depende a continuidade de nossa existência na Terra. Sim, isso é fato. Porém, não podemos voltar toda nossa atenção somente para nossa casa comum.

O que está sendo destruído, se olharmos um pouco melhor? Vemos que algo tão quanto ou mais valioso também se esvai e, como um recurso não renovável… Estamos falando do ser humano, da vida, de pessoas que estão por trás como figurantes, criaturas invisíveis que muitas vezes passam despercebidas diante de nossos olhos. Estou falando dos catadores e recicladores de materiais e resíduos que são peças importantes nessa engrenagem chamada mundo. E da importância de soluções para os resíduos, que podem se tornar fonte de renda, gerar empregos e promover o empreendedorismo de jovens e adultos, na busca de soluções para essa questões.

A vida, de forma geral, se esvaia. É necessário atitudes reais e concreta, conscientização com foco nas crianças, no âmbito de instrui-las e prepara-las para cuidar do futuro da vida em nosso planeta. Essa é a proposta do
projeto RECICLA VIDAS.” Elizabete de Cássia da Costa – ECC, coordenadora do Projeto Recicla Vidas, pedagoga, articuladora social e responsável por toda essa energia criada em prol dos catadores de materiais recicláveis.

O Projeto Recicla Vidas tem como objetivos: melhorar a qualidade de vida dos catadores e recicladores de Poços de Caldas; melhorar o ganho real dos resíduos recolhidos com a remuneração pela prestação do serviços ambiental; promover a automação do sistema e melhorar os processos; promover o respeito, a diversidade comprando material de catadores individuais; promover a auto estima dessas pessoas, valorizando seu trabalho; estruturação física.

A engenheira ambiental e conselheira técnica do IFB, Marielle Rezende de Andrade, foi convidada a fazer parte da equipe gestora do projeto, atuando como coordenadora técnica, e aceitou essa oportunidade na hora. “A gestão de resíduos sólidos é um desafio e uma oportunidade, porém a ponta do sistema, representada fortemente pelos catadores de materiais recicláveis ainda é uma classe vulnerável socialmente e financeiramente e precisam se profissionalizar para ter espaço no mercado.”, afirma Marielle. E com o desafio de melhorar as condições dos catadores e aos poucos implantar um modelo de gestão e atuação na Coopersul que seja modelo e referência, e assim possa ser replicado em outras associações e cooperativas.

Nesta primeira etapa do projeto Recicla Vidas já foi possível:

  • Aquisição de equipamentos;
  • Reestruturação do piso;
  • Padronização de documentos;
  • Organização virtual de documentos e arquivos;
  • Elaboração da apresentação da Coopersul;
  • Colaboração na elaboração do projeto e apresentação do aplicativo Easy Recycle – Recicla Fácil;
  • Reuniões e parcerias com grandes geradores;
  • Articulação e organização de ações para enfrentamento ao COVID-19;
  • Novo modelo de trabalho, com implantação da triagem coletiva;
  • Novo layout e disposição das bancadas;
  • Suporte para bags;
  • Conscientização de agentes estratégicos para valorização dos serviços prestados pelos catadores;
  • Início da Compostagem Coopersul, em parceria com o Instituto Fernando Bonillo e o Decompondo UNIFAL. Saiba mais em: http://ifbonillo.org.br/compostagem-coopersul/
  • Valorização da mulher catadora de recicláveis, visando a inclusão social e igualdade de gênero (Planejamento do Recicla Vidas Mulheres).

Histórico de atuação e ações:

O projeto nasceu em 2019 motivado pelo incômodo da situação dos catadores em Poços de Caldas e, pela situação global do planeta com a questão dos resíduos sólidos e da responsabilidade socioambiental. E como uma planta, o projeto RECICLA VIDAS segue crescendo e ganhando vida própria, para cumprir sua missão.

Inicialmente, o projeto aprovado pelo Instituto Alcoa contemplava:

  • Automação do galpão da Coopersul, por meio da aquisição de máquinas e equipamentos que possibilitaram maior agilidade, redução da carga braçal e esforço humano excessivos dos cooperados
  • Valorização das pessoas por meio da melhoria da qualidade de vida, com aumento real da renda, valorização do profissional como agente ambiental e prestador de um serviço importantíssimo e relevante para a sociedade, para que deixe de ser cidadão invisível.

Durante a implantação do projeto, seguindo os objetivos definidos e aprovados previamente, nos deparamos com uma realidade desafiadora. Não erma só equipamentos o necessário, tínhamos que trabalhar e melhorar a estrutura física do galpão, para tornar os equipamentos eficientes e usáveis, bem como oferecer um mínimo de conforto para os cooperados, como vestiário.

Iniciamos uma rede de contatos e busca de parcerias para vencermos os desafios. Conseguimos novos parceiros, que também abraçaram a causa conosco. Então, quando tudo estava encaminhado, veio a pandemia do novo Coronavírus e, nos exigiu reinvenção. Foi o que aconteceu. Entendemos que preservar vidas, naquele momento novo e apavorante, era o que deveríamos fazer. E, foi o que fizemos. Com o conhecimento e aprovação do Instituto Alcoa, afastamos as pessoas do grupo de risco e fizemos um plano de Ajuda de Custo Emergencial COVID-19 para todos os cooperados.

Mesmo durante a pandemia, mantivemos nossa prestação de serviço, obedecendo às orientações dos órgãos de saúde. Contamos com o apoio de parceiros, com doação de álcool, luvas, máscaras e outros equipamentos necessários. O projeto RECICLA VIDAS se reinventou, adaptou-se, mas não deixou de crescer e caminhar. Seguimos enfrentando os desafios diários, com pessoas, com o tempo e com a vida!

Hoje, estamos com o vestiário praticamente pronto. O Galpão 2 foi montado e está coberto, com a apoio de parceiros, como a Rede de Catadores Sul e Sudoeste de MG. O piso do galpão 1 foi finalizado. As portas foram substituídas, para aumentar a segurança. Foi assinado um contrato de Prestação de Serviço remunerado com o Hospital Santa Lúcia. A fossa séptica foi comprada e instalada. A estrutura da cobertura do galpão onde fica a prensa foi reforçada com o apoio da Danone.

Agradecemos todos os parceiros!!!

Desde janeiro de 2021, a Coopersul iniciou as ações de compostagem, como parte do Decompondo UNIFAL, coordenado pelo professor Thales Trez. Desde então, já foram mais de 30 toneladas de orgânicos e o adubo já está pronto, gerando renda para os cooperados! 

Saiba mais em: http://ifbonillo.org.br/compostagem-coopersul/.

Confira algumas fotos:

Assista o vídeo e conheça melhor o que acontece dentro da Coopersul, em Poços de Caldas/MG.

Confira outras ações do IFB relativa à Coopersul, às cooperativas e associações de catadores de Poços de Caldas e a redução de descartáveis:

Ações nas cooperativas de reciclagem – Poços de Caldas

Capacitação Contabilidade e Balanço Patrimonial

 

Campanha redução de descartáveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.