Hortas urbanas e segurança alimentar Poços de Caldas

Contextualização e introdução – fique por dentro das conexões e caminhos

É muito positivo quando ideias em prol de uma causa nobre se conectam e unem pessoas com o mesmo propósito!! Pois foi bem isso que aconteceu no projeto de hortas urbanas, compostagem e segurança alimentar em Poços de Caldas.

Desde o início da pandemia, a coordenadora cultural do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental – IFB, Ana Luiza Toledo, já tem provocado constantes discussões sobre a importância da produção de alimentos para o combate à fome. Buscou áreas, parcerias, pessoas para implementar ações em Pouso Alegre/MG.

Paralelo a isso, em Poços de Caldas, as representantes do IFB, Marielle Rezende (eng. ambiental) e Elizabete de Cássia (pedagoga), desde o início de 2021 estão bastante engajadas e envolvidas com o projeto de compostagem (transformação de restos de alimentos em adubo), realizado na Coopersul em parceria com o Decompondo UNIFAL, coordenado pelo professor da UNIFAL Thales Trez, e como parte do Projeto Recicla Vidas. Partindo disso, tal iniciativa foi expandida visando não somente solucionar a questão  dos resíduos sólidos, mas unindo ao combate à fome e as ações já pensadas pelo grupo em Pouso Alegre.

Também junto a essas ações, a graduanda em Engenharia Ambiental na UNIFAL Poços de Caldas, Raissa Pereira, sob a coordenação do professor Francisco Cardoso, vem desenvolvendo seu trabalho de iniciação científica através do levantamento sobre os pedidos de uso e ocupação de terrenos públicos, através do Programa “Cidadania e Ecologia” (lei municipal de Poços de Caldas nº 8587/2009).

Ao conectar e juntar essas pessoas, através dos contatos da também graduanda em engenharia ambiental e colaboradora do IFB, Jordhanna Simplício, surge mais uma peça fundamental neste projeto, o assistente social do IFSULDEMINAS Poços de Caldas, Fábio Ávila. A partir daí foi aprovado um projeto de extensão no IFSULDEMINAS, em agosto de 2021, sob o título, “Mobilização socioambiental de moradores dos bairros Jardim Kennedy II e Parque Esperança para uso de áreas públicas com hortas urbanas e compostagem”, que visa conhecer melhor o território. 

Enfim, trouxe esta pequena introdução para contextualizar toda a energia das pessoas e instituições envolvidas nessa nobre causa! Vale a pena ressaltar que, ainda junto dessa turminha já citada, está também a pedagoga e gestora socioambiental, Durce Gouvêa, a nutricionista, Júlia Lage, e o graduando em Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS, Levi Ferreira, pessoas incríveis e super competentes!

Saiba mais sobre as ações:

Desde abril de 2021, os envolvidos tem se reunido, de forma virtual e também presencial, seguindo todos os protocolos de segurança, para planejar e articular as ações. Foram reuniões nos CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, com o secretário de Promoção Social, Carlos Eduardo Almeida, com o vice prefeito, Tio Júlio, com o secretário de Serviços Públicos, Antônio Donizete e o engenheiro florestal da prefeitura, Carlos Batesini, com o vereador Diney Lenon, dentre outros agentes essenciais para o projeto.

Vejam fotos da reunião ao ar livre que aconteceu em 19 de abril de 2021:

E tivemos também reunião virtual:

Atualmente o projeto está na etapa de levantamento de informações para conhecer o território. Estão sendo aplicados questionários semiestruturados, devidamente aprovados pelo comitê de ética da UNIFAL, que visam avaliar o andamento do Programa Cidadania e Ecologia, mensurar questões relativas a insegurança alimentar, bem como mapear iniciativas e pessoas interessadas em somar forças em ações sociais inclusivas e coletivas. De agosto a novembro já foram mais de 20 casas e pessoas entrevistadas, com registros das hortas e através da metodologia  snowball sampling (amostragens bola de neve), onde as pessoas indicam outros interessados no assunto, aos poucos vamos mapeando e conhecendo as iniciativas e pessoas interessadas no assunto. Elizabete, Levi e Durce estão realizando as visitas nos bairros da zona sul da cidade. Raissa e Júlia estão visitando as demais regiões, iniciando pelos dados já levantados na pesquisa da discente Raissa.

“É muito motivador fazer parte desse projeto e conhecer as ações de produção de alimentos dentro da cidade, nos motiva e serve de exemplos para projetos futuros”, comenta Elizabete Costa.

Vejam algumas fotos:

As próximas etapas serão tabular e organizar os dados coletados, realizar a mobilização efetiva das pessoas com interesse em cultivar o próprio alimento e iniciar efetivamente uma horta comunitária no bairro Jardim Kennedy II, já aprovada pelo Programa Cidadania e Ecologia, agora em fase de captação de recursos. Veja a área futura do projeto:

Além disso, a nutricionista Júlia e o estagiário do IFB Guilherme Bocalon, adaptaram um material sobre alimentação saudável, que está sendo distribuído aos entrevistados. Veja a lindeza:

Confira o vídeo da TV Plan sobre a primeira etapa desse projeto:

Quer colaborar? Quer patrocinar este projeto? Pois bem… agora é a hora!!! Seja parceiro!!!

Seja parceiro(a)

Saiba mais em: http://ifbonillo.org.br/horta-urbana-e-compostagem/

Texto: Marielle Rezende de Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.