Desde maio de 2018, representantes do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental – IFB acompanham e dão suporte para o desenvolvimento de uma horta na Escola Estadual João Eugênio de Almeida, em Poços de Caldas.
Esta iniciativa visa estimular os jovens a realizar transformações na escola e no ambiente ao redor, através deste projeto de educação socioambiental. Acompanhe o início das ações no link a seguir.
1° Encontro – 11 de maio de 2018
Nos dias 08 e 16 de junho, voluntários do IFB e professores da escola realizaram um mutirão para preparar o terreno, muito íngreme e de difícil acesso. O primeiro passo foi fazer a limpeza do terreno e em seguida realizar e terraceamento com pneus, permitindo assim a criação de degraus que facilitem o plantio e escoamento da água. A equipe de trabalho foi coordenada pelo estagiário e educador do IFB, Renan Felipe Gluzezak, acompanhada pela engenheira ambiental, Marielle Rezende de Andrade. Os voluntários que participaram destas ações foram os alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IF Sul de Minas Poços de Caldas, Roosevelt Heldt Junior, Lucas Costa da Silva e Joseval Terêncio Santos, além dos professores da escola Heloise Paula Costa e Antônio Carlos (Toninho) e do presidente do IFB, Diego Toledo Fernandes. Gratidão a todos os envolvidos!
Veja as fotos:
Já nos dias 17 e 24 de agosto começaram as ações relativas à compostagem e preparo da terra. O educador Renan realizou uma capacitação aos alunos representantes de turma sobre os conceitos da compostagem e como realizá-la. Além disso, a compostagem de parte dos resíduos orgânicos gerados na escola foi iniciada, bem como o cercamento dos canteiros com garrafa pet e primeiros plantios. Confira as fotos:
Gratidão a todos os envolvidos!