QUEM SOMOS

O Instituto Fernando Bonillo, foi criado oficialmente em abril de 2017 e possui sua sede no município de Pouso Alegre, Minas Gerais.

A criação do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental – IFB se deu através da união de forças dos familiares, ambientalistas, amigos, ex-alunos do Professor Doutor Fernando Afonso Bonillo (in memoriam) que buscam perpetuar o seu legado e concretizar um dos seus maiores sonhos que era oferecer capacitação a ambientalistas através de cursos complementares voltados a manutenção, preservação e recuperação ambiental.

O Instituto Fernando Bonillo – IFB é uma instituição não governamental, sem fins econômicos, que objetiva capacitar e profissionalizar ambientalistas à fim de difundir práticas sustentáveis em defesa do meio ambiente e com isso garantir a manutenção da vida. Nesta perspectiva, desenvolve e fomenta pesquisas, educação ambiental, ações para preservação do meio ambiente, mobilização social, disseminação de uma cultura sustentável, dentre outros fatores que garantirão nosso futuro.

O Instituto, bem como o Parque Natural Municipal de Pouso Alegre/MG, recebem o nome do Prof. Dr. Fernando Afonso Bonillo Fernandes, em homenagem ao trabalho de preservação ambiental desenvolvido por este nobre pesquisador, professor e ambientalista em prol de nossa Mãe Natureza.

Objetivo: Capacitar e profissionalizar ambientalistas à fim de difundir práticas sustentáveis em defesa do meio ambiente;

Missão: Dar continuidade ao trabalho do Prof. Dr. Fernando Bonillo através da criação de projetos, fomento à pesquisas, educação ambiental, fiscalização de crimes ambientais e engajamento social;

Visão: Ser reconhecido pela excelência na formação de profissionais aptos a defender e trabalhar pelo meio ambiente;

Valores: Transparência, Colaboração, Ética, Engajamento Social, Consciência Ambiental, Conhecimento, União, Sustentabilidade.

Ubuntu: generosidade, solidariedade, compaixão com os necessitados e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre os seres humanos e a natureza.

Ikigai: Razão para viver. Ter um ikigai claro e definido proporciona a satisfação e o propósito que justificam nossa existência, sendo, para muitos, também a chave da longevidade