Compostagem

Desde meados de 2019, a engenheira ambiental do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental – IFB, Marielle Rezende, vem se capacitando e buscando soluções para a gestão de resíduos sólidos e as incorporando como parte das ações do IFB.

A primeira intervenção aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – IFSULDEMINAS campus Poços de Caldas, sempre em parceria com o biólogo e professor da Universidade Federal de Alfenas campus Poços de Caldas, Thales Tréz, que também é coordenador projeto DeCompondo UNIFAL. Tal projeto teve suas ações interrompidas em decorrência da pandemia.

Saiba mais em: http://ifbonillo.org.br/compostagem-metodo-ufsc-if-pocos-de-caldas/

https://www.facebook.com/decompondo/

Já no início de 2021, em Poços de Caldas, foi iniciada a Compostagem Coopersul, em parceria com o Projeto Recicla Vidas (financiado pelo Instituto Alcoa), o Decompondo UNIFAL e a beneficiária Coopersul Cooperativa de Reciclagem. Neste projeto estão sendo processadas em torno de 2,5 toneladas por mês e que já reverte recursos financeiros para os envolvidos.

Os resíduos orgânicos, misturados com os insumos secos (casca de café, pó de serragem, dentre outros), ao serem compostados através destas iniciativas, deixam de ir para aterros e compõem uma alternativa com menor impacto ambiental, incluindo pessoas, gerando renda e realizando uma prestação de serviços ambientais ao município, sendo de grande relevância para solucionar parte dos desafios relacionados a gestão dos resíduos sólidos urbanos. Os restos de comidas são transformados em adubo e garantem renda e capacitação aos cooperados.

Saiba mais em: http://ifbonillo.org.br/compostagem-coopersul/

A compostagem é realizada através do Método UFSC ou leira estática de aeração passiva. Saiba mais em: http://ifbonillo.org.br/compostagem-metodo-ufsc/

Confira algumas fotos:

Foi também realizado o mutirão para limpeza do terreno da Coopersul em novembro de 202o. Saiba mais em: http://ifbonillo.org.br/recicla-vidas-mutirao-coopersul-limpeza-area/

Veja a matéria que saiu na EPTV Sul de Minas – Filiada da Rede Globo: 

https://globoplay.globo.com/v/10023251/?fbclid=IwAR1O10mCTr61YHlZLO5T8xMmIMkqmWjooyTYVtib0WDdY4S_fQviy8OSy5U

Agradecemos os parceiros desta empreitada!