FERNANDO BONILLO

Fernando Afonso Bonillo Fernandes foi uma das principais referências em meio Ambiente do Sul de Minas Gerais. Foi professor e pesquisador do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) e atuou como analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), onde ocupava o cargo de chefe da Unidade Regional da instituição em Pouso Alegre.

Era Doutor e Mestre em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Cursou especializações nas áreas de Ciências do Ambiente (1992), Aquicultura (1991) e Ciências com Ênfase em Biologia (1996). Era Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, RJ (1984). Como professor e pesquisador desenvolveu projetos nas áreas de Botânica, com ênfase em Botânica Aplicada, Zoologia, Ecologia, Aquicultura, Bioacústica, Gestão Ambiental, Gestão Pública dos Recursos Ambientais, Administração Pública, Administração de Unidade de Conservação, Educação Ambiental, Perícias e Auditorias Ambientais.

O professor Bonillo emprestou sua vida a proteção do meio ambiente. Como educador e ambientalista sempre buscou capacitar seus alunos para que estes fossem os ‘guardiões da natureza’, observando, detectando e denunciando crimes e abusos ambientais, mas acima de tudo fossem capazes de trabalhar ativamente para a manutenção e recuperação do meio ambiente.

O prof. Fernando Bonillo faleceu no dia 1 de outubro de 2014, deixando um grande legado para os ambientalistas e amigos que acompanharam sua trajetória de luta e conquistas.

Nesta perspectiva, com o intuito de continuar o legado deixado pelo Professor, a  família e alguns amigos se reuniram para dar inicio aos trabalhos do Instituto Fernando Bonillo – IFB que tem por objetivo capacitar e profissionalizar ambientalistas à fim de difundir práticas sustentáveis em defesa do meio ambiente.

Entre em contato e envie sua foto, vídeo ou depoimento sobre o Prof. Fernando Bonillo, para compor nosso mural.

Aproveite pra matar um pouquinho da saudade assistindo a este lindo vídeo, produzido pelo cineasta Diego Toledo Fernandes, primogênito do Fernando Bonillo.