No dia 29 de junho de 2022, o biólogo representante do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental – IFB e também doutor em Fitotecnologia pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, Antônio Rodrigues Cunha Neto (Tonho), apresentou virtualmente o trabalho aprovado no 6º Congresso Nacional de Educação em Poços de Caldas, sob o título: Percepção de profissionais da área ambiental sobre a relação entre educação ambiental e tráfico de animais.
O resumo publicado e apresentado originou-se de parte do trabalho de conclusão de curso (TCC) realizada pela gestora ambiental e ex-aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS Poços de Caldas, Bárbara Figueiredo Ambrogi, orientado pela professora e bióloga Isabel Ribeiro do Valle Teixeira, que também contou com a colaboração da engenheira ambiental e atual presidente do IFB, Marielle Rezende de Andrade.
Segundo Antônio, “É com satisfação que o Instituto Fernando Bonillo, representado pela pesquisa científica de Bárbara Ambrogi, orientada pela professora Isabel Teixeira do IFSULDEMINAS, participou do 6º Congresso Nacional de Educação e, desta forma, podemos contribuir com o debate sobre educação ambiental”.
“Poucas pessoas sabem que o tráfico de animais silvestres é o quarto maior tráfico do mundo e que tem consequências gravíssimas na perda da biodiversidade. Este é um tema que sempre me chamou a atenção e que pude aprofundar melhor durante o desenvolvimento de meu trabalho de conclusão de curso”, comenta Bárbara.
Para Marielle, “este assunto, o tráfico de animais silvestres, deve ser amplamente divulgado e esclarecido, pois a maioria das pessoas possuem animais silvestres não regularizados, adquiridos de forma ilegal, sem saber que isso é um crime e que pode ter várias consequências”.
O 6° Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas aconteceu nos dias 28/06/2022 a 30/06/2022 em edição 100% On-line, onde o trabalho foi eleito para apresentação oral. Confira a seguir o vídeo da apresentação: