De março a maio de 2022, as representantes do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental, Elizabete Costa (pedagoga) e Marielle Rezende (engenheira ambiental), realizaram capacitações técnicas e mediação de conversas sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com necessidades especiais no ambiente escolar, ou pessoa com deficiência – PCD, na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Professor Germinal Ferrari, em Divinolândia/SP.
Esta iniciativa surgiu do convite do representante da Associação de Pais e Mestres da escola Germinal Ferrari, após terem o projeto Acessibilidade Arquitetônica, Transformando Vidas aprovado pelo Instituto Alcoa. Este projeto previu a reforma da escola garantindo a acessibilidade e capacitação aos professores.
Foram quatro encontros, previamente planejados para acontecer de forma virtual, porém que acabaram sendo presencial, com bons momentos de trocas de experiências e muito aprendizado. Os encontros aconteceram nos dias 29 de março, 12 de abril e 5 e 17 de maio, com rodas de conversas, apresentação teórica, vivências práticas e construção de documentos de balizamento para a escola. Vejam as fotos:
- 29/03/2022 – Roda de conversa, troca de experiências, apresentações
- 12/04/2022 – Vivências práticas estimulando a empatia (deficiência motora e visual)
- 05/05/2022 – Capacitação sobre autismo, com Camila Nogueira (mãe atípica e presidente do Instituto A)
- 17/05/2022 – Encerramento com discussões de aplicações sobre o tema dentro da escola, na comunidade e junto ao poder público, visando o cumprimento da legislação e melhoria do ambiente escolar
Confira o material simplificado sobre o assunto: Reflexões PCD no ambiente escolar
Ao final dos encontros foram realizadas uma pesquisa de forma a avaliar a percepção e opinião dos professores sobre os encontros, e a maioria gostou bastante do que foi proporcionando, abrindo portas para oportunidades futuras relacionadas ao tema.
Agradecemos pela oportunidade!
Texto, fotos e materiais: Marielle Rezende de Andrade