Os representantes e conselheiros técnicos do Instituto Fernando Bonillo – IFB, Marielle Rezende de Andrade e Christian Valias, acompanharam os jornalistas da EPTV Sul de Minas, Thiago Luz e Edson Oliveira, para mostrar alguns pontos de lançamento de esgoto em Pouso Alegre.
Tal interesse surgiu após a equipe técnica do IFB concluir o relatório técnico ambiental elaborado para compor os estudos da Comissão de Investigação da Copasa 2017, instituída pela Câmara Pouso Alegre, através dos vereadores Oliveira Altair Amaral, Leandro Morais, Rodrigo Modesto, Vereador Campanha e Vereador Wilson Tadeu Lopes. O relatório ainda contou com um capítulo sobre os gastos com saúde relacionadas às doenças provenientes da falta de saneamento básico, elaborado pelo Vereador Adelson do Hospital.
A equipe foi até o ponto de lançamento de esgoto “tratado” proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE da Copasa, no bairro Belo Horizonte, onde encontramos a mesma situação de sempre, cheiro muito forte, grande quantidade de espumas se espalhando pelo rio, além de uma cor muito escura.
Outro ponto visitado foi o local de captação de água, no Rio Mandú, onde tem um ponto de lançamento de esgoto indevido ao lado.
É muito triste ver a atual situação de descaso com nossas águas. Temos que apertar o poder público, o ministério público e a Copasa, com o intuito de exigir o que é nosso por direito, o tratamento de esgoto em Pouso Alegre!
Gratidão ao conselheiro técnico do IFB, Eugenio Pereira Marcos, que foi peça fundamental em todas as ações da comissão e na elaboração deste relatório.
Gratidão ao ambientalistas e ativista, Altieres Carneiro, que sempre esteve disposto para acompanhar a equipe pelos pontos da cidade.
E não podemos deixar de agradecer o presidente do IFB, Diego Toledo Fernandes, por seu empenho em todas as ações nesta empreitada.
Gratidão a todos os envolvidos!!!
Confira a matéria em:
Ambientalistas percorrem locais de descarte irregular de esgoto em Pouso Alegre (MG)