No dia 29 de outubro de 2020, foi protocolado na Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, Secretaria de Serviços Públicos e também na Câmara Municipal um documento construído coletivamente com uma proposta de previsão orçamentária para inclusão na Lei Orçamentária Anual – LOA para fomentar a atividade de reciclagem dos resíduos sólidos, com consequente redução do volume de resíduos destinados ao aterro.
Tal iniciativa surgiu após a participação dos membros do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental – IFB, Marielle Rezende de Andrade e Elizabete de Cássia da Costa, em uma reunião no início do ano com representantes da prefeitura e da classe de catadores de materiais recicláveis de Poços de Caldas, onde na ocasião foi levantado que não se podia remunerar os catadores pelos serviços prestados pois não havia rubrica específica para este fim na LOA. Incomodadas com este cenário e considerando a importância da remuneração e valorização dos serviços ambientais prestados ao município e à comunidade pelos catadores de recicláveis, diversas instituições do município se organizaram e construíram o documento com argumentos e dados que reforçam a relevância de tal dotação orçamentária, que trará benefícios ao município com redução do material enviado ao aterro e otimização das ações já realizadas hoje para coleta seletiva.
Assinam este documento coletivo as seguintes instituições, movimentos e empresas:
- Rede de Catadores do Sul e Sudoeste de Minas Gerais
- Ação Reciclar
- Assosul – Associação dos Catadores e Separadores de Materiais Recicláveis de Poços de Caldas
- Coopersul – Cooperativa de Trabalho Regional Sul de Reciclagem e Preservação de Poços de Caldas
- Coopergore – Cooperativa de Coleta de Óleo e Gordura Residuais
- Associação Poços Sustentável
- A Cidade Que Engole Rios
- Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental
- Planeta Solidário
- Instituto Lixo Zero Brasil em Poços de Caldas
- Programa Recicla Vidas
- Programa Avante Recicla
- IFSULDEMINAS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas
- UNIFAL – Universidade Federal de Alfenas
- PUC – Pontifícia Universidade Católica
- Faculdade Pitágoras
- Arcano Projetos de Tecnologia
- Amplar Engenharia
- LF Saneamento & Meio Ambiente
Conheça o documento clicando aqui.
Importante ressaltar que atualmente a prefeitura de Poços de Caldas apoia as cooperativas e associações através de um convênio firmado via chamamento público, porém que não envolve recursos financeiros. A prefeitura realiza a coleta dos recicláveis e direciona o material às cooperativas e associações da cidade, Ação Reciclar, Assosul e Coopersul. Porém o valor obtido com a comercialização dos recicláveis não é suficiente para cobrir as despesas relativas aos serviços prestados, sendo essencial uma maior atenção à classe.
Conheça o Projeto Recicla Vidas, executado na Coopersul em parceria com o Instituto Fernando Bonillo e financiado pelo Instituto Alcoa (http://ifbonillo.org.br/projeto-recicla-vidas-coopersul-pocos-de-caldas)
Já aproveitamos a oportunidade para divulgar os dias da coleta seletiva em Poços de Caldas, para que todos possam fazer sua parte: