Berry Global e Instituto Fernando Bonillo – IFB realizam evento de conscientização ambiental.
No dia 23 de outubro de 2021, colaboradores da Berry Global, multinacional com unidade em Pouso Alegre/MG, participaram de experiências práticas Por Dentro do Rio Sapucaí, como parte das ações do Projeto Sapucaiando do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental – IFB. Foram 18 caiaques na água, retirando lixo e participando de ações de conscientização e responsabilidade socioambiental.
Veja o vídeo:
Esta ação foi organizada pelo IFB e foi dividida em diferentes momentos:
1. Palestra de conscientização dos colaboradores para sensibilização sobre a conservação das águas, que aconteceu no dia 22/10, na sede da Berry em Pouso Alegre/MG. A palestra foi ministrada pela engenheira ambiental, Marielle Rezende, e pela bióloga, Gabriela Azevedo.
2. Remada ambiental para despertar da consciência ambiental sob diferentes pontos de vistas, Por Dentro do Rio, visando a oportunidade de experiências socioambientais, lazer, esporte e conscientização, com coleta e retirada de mais de 600 kg de lixo do Rio Sapucaí e de suas margens. O trajeto teve início embaixo da ponte que corta a Rodovia Fernão Dias (BR-381, km 846), na divisa do munícipios de Pouso Alegre e São Sebastião da Bela Vista. Participaram das ações na água 14 colaboradores da Berry e mais 4 instrutores, no total de 18 pessoas. Nas ações em terra estiveram envolvidos em torno de 20 familiares dos colaboradores e mais 8 colaboradores do IFB e Malungo Expedições. Antes da entrada dos participantes no rio aconteceram orientações técnicas, aquecimento, lanche e preparo para que todos tivessem bons momentos de diversão e ação ambiental.
Vejam fotos dos preparativos para a remada:
Confira algumas fotos da remada:
O trajeto percorrido foi de 8,4 km, num tempo aproximado de 2 horas de remada por dentro do rio Sapucaí, passando pelo encontro dos Rios Sapucaí Mirim com Sapucaí.
3. Também foram plantadas quase 30 mudas de espécies nativas às margens do Rio Sapucaí. O mais curioso é que ao buscar por áreas aptas para receber o plantio, às margens do Rio Sapucaí, nos deparamos com um local já preparado, com os berços abertos, porém recobertos por mato e vegetação rasteira. É provável que já foram iniciadas ações anteriores para a recomposição da área de preservação permanente, porém sem sucesso. E aqui estamos nós para manter viva a energia da restauração florestal!
4. Ao final do evento teve música ao vivo com o violeiro Zé Helder, os convidados especiais da A Montanha que Chora (Diego Levit, Fernando Amarante/Dão e Flávio Scofano), da Malungo Expedições (Christian Valias) e do Instituto Fernando Bonillo (Sr. Célio ou Celião). Rolou som de altíssima qualidade, com composições regionais. O destaque foi para a música Mandú, composta pelo pousoalegrense Marcos Mesquita e que retrata o trajeto do principal rio que corta Pouso Alegre, o Rio Mandú.
A retirada do lixo contou com a parceria da D e D Ambiental. Foram retirados do rio e das margens mais de 600 kg de lixo, incluindo TV’s, máquina de lavar, sacos plásticos, isopor, pedaços de madeira, enfim, muito material que ficaria ali por muito tempo.
Agradecemos a parceria da Berry Global, que através deste evento possibilitou a execução da responsabilidade socioambiental em prol da comunidade, do meio ambiente e ainda proporcionando lazer e diversão aos envolvidos! Parabéns pela iniciativa!
O Instituto Fernando Bonillo agradece todos os parceiros e colaboradores!!! Com certeza esse evento aconteceu com sucesso graças a vocês!
Parceiros:
- Berry Global
- Malungo Expedições
- A Montanha que Chora
- Laboratório de Biodiversidade – LabBio do IFSULDEMINAS Poços de Caldas
- D e D Ambiental
Colaboradores envolvidos:
- Alex Pradi
- Christian Valias
- Célio
- Diego Levit
- Diego Toledo
- Elizabete da Costa
- Fernando Amarante (Dão)
- Flávio Scofano
- Gabriela Azevedo
- Mariana Colosso
- Marielle Rezende
- Roosevelt Heldt
Agora aproveite as fotos com o drone e aguarde os vídeos!!!
Confira o que rolou em 2022:
http://ifbonillo.org.br/caminhada-ecologica-berry-cristo-pouso-alegre/