No dia 03 de fevereiro de 2021, as representantes do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental, Marielle Rezende de Andrade (engenheira ambiental e presidente) e Elizabete de Cássia da Costa (pedagoga e coordenadora de projetos) foram convidadas a participar da reunião estratégica para ampliação do Plano Conservador da Mantiqueira na região do Sul de Minas Gerais, que aconteceu em Santa Rita de Caldas.
Nesta reunião, foi apresentado pelo coordenador do Plano Conservador da Mantiqueira e responsável pela área ambiental de Extrema desde 1995, município referência e pioneiro nestas ações, Paulo Henrique Pereira, um breve histórico das ações, parcerias, casos de sucesso e desafios nesta segunda fase do programa, que tem como objetivo seguir ampliando as ações de conservação ambiental através do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
O Plano Conservador da Mantiqueira é um desdobramento do Projeto Conservador das Águas, iniciado em Extrema/MG há mais de 20 anos e que se tornou referência no Brasil, tendo recebido diversos prêmios internacionais. Este projeto visa reconhecer e incentivar os proprietários rurais que executam ações conservacionistas em suas propriedades. O objetivo principal é o fomento à conservação ambiental, com incentivo ao aumento da cobertura florestal, boas práticas agropecuárias e saneamento ambiental, onde o produtor rural passa a receber um pagamento anual pelo serviço de conservação ambiental prestado. A área de influência se refere à Serra da Mantiqueira, nos mais de 280 municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Na ocasião da reunião, os munícipios de Santa de Rita de Caldas e Andradas aderiram ao Conservador da Mantiqueira e vão seguir os caminhos de sucesso de Caldas, pioneiro regional nestas ações.
Participaram da reunião os anfitriões Priscila Bueno, Chefe do Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade e o vice-prefeito de Santa Rita de Caldas, Christian Miura, além dos convidados, Paulo Henrique Pereira, coordenador do Plano Conservador da Mantiqueira, Paulo Roberto Ceccon, representante do IFSULDEMINAS, Marielle Rezende e Elizabete de Cássia, representantes do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental, Margot Pioli e Pedro Amorim, prefeita e engenheiro ambiental de Andradas respectivamente, Azael Monteiro e Ianka Oliveira, vice-prefeito e Secretária de Meio Ambiente de Caldas respectivamente, Tatiane Miranda, superintendente do Consórcio Público para Gestão Integrada, sendo este um momento muito produtivo para troca de experiências e canalização de objetivos em comum.
Agradecemos o convite e a oportunidade de somar forças nestas ações!
Confira mais fotos: