O Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental – IFB participou nesta quarta, 24/08/22, da Rodada de Negócios Sul de Minas, evento organizado e facilitado pelo SEBRAE MG, que aconteceu em Pouso Alegre – MG.
Na ocasião, o IFB foi representado pelo Diretor Institucional, Diego Toledo Fernandes, e a Diretora Técnica, Gabriela Azevedo Rocha.
Este ecossistema de fomento da economia da região foi muito importante, pois foi possível ser apresentado para uma grande parcela do mercado regional o conhecimento e a capacidade do IFB em auxiliar as empresas a alcançarem seus objetivos frente a agenda ESG (Environmental, Social and Governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança), através de projetos e ações socioambientais.
Confira algumas fotos:
Foi oportunizado ainda a apresentação da ferramenta conhecida como Balanço Socioambiental (BSA), que auxilia as empresas que buscam conhecer e entender os seus reais impactos no meio ambiente e na sociedade, através do diagnóstico das suas operações, indicadores, relatórios (discourse) e outros, que podem garantir selos como o Atestado de Sustentabilidade, Certificação de Responsabilidade Socioambiental (ABNT 16001 e ISO 260000) e muitos outros. Saiba mais em: http://ifbonillo.org.br/certificacao-rsa/
O Balanço Socioambiental é uma ferramenta regulamentada por normas e leis brasileiras (CFC 1.003/04, Decreto N7.746/12, etc.), da qual o IFB possui expertise e autorização para realizar. Os selos, provenientes do BSA, são conquistados por empresas que se submetem a uma auto análise e que se propõem a devolver juntos à sociedade e ao meio ambiente, contrapartidas sociais e ambientais como forma de assumir as suas responsabilidades.
Esta ferramenta é prova que o mundo caminha a passos largos para uma nova sociedade e as empresas que não se adequarem imediatamente estarão, dentro de pouco tempo, desatualizadas e com baixa competitividade. Ou seja, a vanguarda estratégica hoje nesse mundo carente de empresas responsáveis pelos seus impactos, começa pelo BSA (BALANCO SOCIOAMBIENTAL), que tanto vem sendo apontado por especialistas como sendo a base para a competitividade nesse novo mercado que vive uma série de crises que alarma o planeta.
Quer saber se sua empresa pode conquistar tais selos e quais os benefícios fiscais e financeiros que sua empresa pode absorver?
Agende uma reunião entre o IFB e a sua equipe estratégica e faça parte dessa rede de empresas conscientes responsáveis por uma nova era nessa relação do ser humano e a natureza.
Faça parte dessa rede de parceiros que já está mudando a realidade do Sul de Minas.
Texto: Gabriela Azevedo Rocha, bióloga e doutoranda em sustentabilidade.