Visita ao IFSULDEMINAS Muzambinho

No dia 14 de maio de 2021, as representantes do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental – IFB, realizaram uma visita técnica e estratégica ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – IFSULDEMINAS campus Muzambinho.

O IFB foi representado pela engenheira ambiental, Marielle Rezende de Andrade, pela gestora de projetos, Elizabete de Cássia da Costa e pela fotógrafa e graduanda em engenharia ambiental, Jordhanna Simplício. O motivo da visita foi conhecer o campus do IFSULDEMINAS de Muzambinho, a convite do professor e engenheiro florestal, Allan Arantes Pereira, em especial a Unidade Demonstrativa em Restauração Florestal e as ações do viveiro florestal.

Marielle Rezende, Allan Arantes e Elizabete Costa, em visita a Unidade Demonstrativa em Restauração Florestal no IFSULDEMINAS Muzambinho.

O IFSULDEMINAS Muzambinho, por meio do Plano Conservador da Mantiqueira e parceiros, The Nature Conservancy (TNC) e grupo Caminho da Semente, iniciaram esta Unidade Demonstrativa em Restauração Florestal em janeiro de 2021, onde foram utilizadas três técnicas de reflorestamento distintas, plantio de mudas, muvuca (variedade de sementes misturadas e plantadas diretamente no solo) e a regeneração natural, promovendo e incentivando a divulgação técnica e prática de ações de recuperação florestal. Esta iniciativa visa levantar dados científicos e informações sobre o melhor manejo, auxiliando os produtores rurais da região escolherem a melhor técnica de reflorestamento, de acordo com sua realidade local.

Durante a visita, foi possível conhecer os servidores responsáveis pelo viveiro florestal, Greimar Alves de Jesus e Marcelo Morais, que apresentaram as atividades desenvolvidas, realidades e os desafios para aumento da produção, que atualmente produz cerca de 18.000 mudas/ano, que são doadas ou vendidas através da cooperativa do campus.

“O IFSULDEMINAS de Muzambinho possui uma ótima infraestrutura e projetos em diferentes frentes, o desafio é detalhar as ações ambientais já desenvolvidas. Este mapeamento está sendo realizado por um aluno em seu trabalho de conclusão de curso e o desafio é buscar soluções viáveis, através de parcerias. Conheci o Fernando Bonillo tempos atrás, quando o ajudei com sua tese de mestrado e agora tenho a certeza que a parceria entre as instituições trará ótimos frutos”, comenta o professor Allan.

Já a atual presidente do IFB, Marielle, reforça a importância do IFSULDEMINAS para o desenvolvimento regional, “o IFSULDEMINAS é referência em diversas frentes e para nós, instituição do terceiro setor, parcerias como esta nos motiva e impulsiona para alçar voos mais altos em prol da conservação ambiental.” Importante ressaltar que as instituições estão em vias finais para assinatura e publicação oficial da parceira, que envolverá todos os campi.

Ao chegar no campus, fomos recebidos pela Diretora de Desenvolvimento Educacional, professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, que apresentou alguns aspectos gerais sobre o dia a dia dentro do campus em relação à gestão de resíduos sólidos, em especial a coleta seletiva. “As ações de conscientização ambiental devem ser constantes e devem ter o engajamento de todos os envolvidos, em especial os alunos, através de projetos de pesquisa e extensão. Normalmente observamos que os alunos tem dificuldade em notar os problemas e pensar em soluções e queremos estimular este protagonismo”, comenta Aracele. “Os jovens precisam de estímulos coletivos para sentirem que são parte da solução”, reforça Elizabete.

Confira mais fotos:

Fotos: Jordhanna Simplício

Saiba mais sobre A Unidade Demonstrativa em Restauração Florestal em https://muz.ifsuldeminas.edu.br/noticias/3407-campus-muzambinho-participa-de-projeto-de-pesquisa-de-reflorestamento

Informação importante: durante a visita, os envolvidos seguiram de forma rígida todos os protocolos de segurança exigidos durante a pandemia, respeitando o distanciamento social, sem aglomeração, em locais abertos, com utilização de máscaras e álcool em gel.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *