10º Encontro Agroecológico: “Fome e Crise Climática: A Hora de uma Revolução Agroecológica”.

No dia 23 de Novembro de 2022, no IFSULDEMINAS Campus Machado, ocorreu o 10º Encontro Agroecológico, com o tema “Fome e Crise Climática: A Hora de uma Revolução Agroecológica”. O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO) do IFSULDEMINAS Campus Machado, pelo Núcleo de Estudos em Trabalho, Agroecologia e Soberania Alimentar (NETASA) da Universidade Federal de Alfenas; pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pelo Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas, do qual o Instituto Fernando Bonillo faz parte.

O Evento objetivou mobilizar discussões sobre questões urgentes como medidas para a erradicação da fome, meio de implantação e manutenção de sistemas agroflorestais resistentes às mudanças climáticas e disponibilização de alimentos em quantidade e qualidade para todas e todos.
A programação contou com: mesa redonda para o debate amplo de todas as questões citadas acima, apresentação de resultados dos projetos do Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas, ato político de construção e leitura de uma carta de compromisso das instituições ali presentes e a apresentação cultural e sarau “Florescer da Luta”. 

Ao longo de todo o dia, das 8h às 18h, aconteceu a feira agroecológica que contou com a exposição de atividades, produtos e alimentos trazidos pelas organizações, coletivos, agricultoras e agricultores da região.

O Instituto Fernando Bonillo, nesta ocasião, esteve representado pelas Diretoras e  Biólogas Bianca Oliveira e Gabriela Azevedo.

Segundo exposto por Gabriela Azevedo: “Eventos como este acendem a esperança por um futuro mais sustentável, com alimentos de verdade, com produtos feitos com amor e cuidado, e acima de tudo, nos faz acreditar em um futuro construído coletivamente por mãos e instituições que lutam juntos pela reforma agrária popular.”

É uma grande honra para o Instituto Fernando Bonillo fazer parte do Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas e estar presente em encontros como este.

 

   

 

 

Texto: Gabriela Azevedo Rocha, Bióloga, Diretora Técnica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *