Ações zona rural Poços de Caldas

No dia 18 de dezembro de 2020, às 10h, aconteceu na SEDET – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Poços de Caldas, a reunião para apresentação dos resultados desta segunda etapa do projeto Saneamento Rural e Educação Ambiental.

Marcelo Munhoz (SEDET – ger. atend. empresas), Marielle Rezende (Inst. Fernando Bonillo – eng. amb), Valdinei Oliveira (SEDET – ger. seção polít. trabalho e geração de renda), Juliana Reis (SEDET – veterinária), Joaquim Gonçalves (SEDET – técnico agrícola), Ana Ferreira (IFSULDEMINAS – graduanda Ciências Biológicas) e Mireile Santos (IFSULDEMINAS – bióloga)

Este projeto é executado em parceria com Laboratório de Biodiversidade do IFSULDEMINAS Poços de Caldas, Instituto Fernando Bonillo e Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e as ações efetivas desta segunda etapa se iniciaram no segundo semestre de 2020. 

O objetivo é coletar dados para atualizar as informações existentes relativas a conservação ambiental, água, tratamento de esgoto, resíduos sólidos, turismo rural, prevenção de incêndios, dentre outros assuntos. 

As entrevistas presenciais aos moradores da zona rural de Poços de Caldas se iniciaram efetivamente no mês de setembro  de 2020, tomando todas as precauções necessárias para enfretamento ao COVID-19. Desde então as alunas do curso de Ciências Biológicas e Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS Poços de Caldas, Ana Maria dos Santos Ferreira e Fabiana da Silva Oliveira, respectivamente, atuam na coleta de informações. As ações são articuladas pela engenheira ambiental do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental – IFB, Marielle Rezende de Andrade, e pela bióloga, professora do IFSULDEMINAS e coordenadora do projeto, Mireile Reis dos Santos. A equipe de trabalho também conta com a aluna Mikaela Tomaz de Almeida, que fica com a parte de organização e compilação dos dados e com o gestor ambiental, Roosevelt Heldt Junior, responsável pela geoespacialização dos dados coletados.

“Este contato direto com os moradores da zona rural permite uma maior aproximação e conhecimento da realidade local, principalmente nos aspectos relativos a conservação ambiental, para que assim possamos unir forças e pensar em soluções conjuntas”, comenta Marielle.

Nesta primeira etapa, de setembro a dezembro de 2020, foram visitadas mais de 120 propriedades, nos bairros rurais Córrego Dantas, Fazenda Osório, Cascatas das Antas, Zanetti, Serra do Selado, Boa Vista, Fazenda Aparecida, Lambari, dentre outros e foi possível observar as diferentes características das áreas visitadas. Foi possível avaliar  e organizar os dados somente do bairro Córrego Dantas, que foi o objeto da reunião em dez/2020. A tabulação e organização dos demais dados, bem como a retomada das visitas presenciais, ficarão para as próximas etapas, em 2021. 

“Esta etapa diagnóstica inicial de coleta de dados é fundamental para uma visão mais ampla e um conhecimento mais aprofundado sobre as demandas e as potencialidades da zona rural do município de Poços de Caldas. Isto nos permitirá uma construção horizontalizada de ações mais efetivas e individualizadas para cada região, no sentido de gestão socioambiental”, reforça Mireile, coordenadora do projeto.

Agradecemos o apoio da prefeitura nestas ações, que fornece o transporte e um colaborador para nos acompanhar, Joaquim Gonçalves, técnico agrícola.

Confira algumas ações durante o projeto:

No dia 19 de outubro de 2020, a engenheira ambiental do IFB, Marielle Rezende de Andrade, foi convidada a participar da reunião do CONDRAS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável para apresentar as ações do projeto Saneamento Rural e Brigada 035 (prevenção e combate a incêndios).

No dia 01 de dezembro de 2020, a representante do projeto, Marielle, esteve reunida com os responsáveis da Patrulha Rural do 29º Batalhão de Polícia Militar, com o objetivo de alinhar ações com o trabalho atualmente realizado pela companhia na zona rural de Poços de Caldas.

Ao longo das ações aconteceram outras reuniões estratégicas com responsáveis técnicos da prefeitura e com a coordenação do projeto para alinhamento de ideias e planejamento. As responsáveis e envolvidas no projeto têm o prazer de conhecer melhor as belezas do planalto de Poços de Caldas, ouvindo histórias, conhecendo a realidade da vida no campo e principalmente, vivenciando experiências e aprendizados inesquecíveis, em uma imersão de conversas produtivas, coleta de dados, conscientização ambiental e momentos recheados de alegria.

Saiba mais em:

https://www.labdiversidade.bio.br/profissionais/mireile-r-s/projeto-06

Projeto Saneamento Rural

Educação ambiental zona rural

Confira algumas fotos das intervenções:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *