Capacitação SENAR – Fossa Séptica Biodigestora

Curso de capacitação Senar Fossa Séptica Biodigestora – EMBRAPA

Nos dia 08 e 09 de abril de 2021, as representantes do Instituto Fernando Bonillo – IFB, Elizabete de Cássia da Costa, Jordhanna Simplício, Marielle Rezende Andrade, Marília Basílio Pereira e Rubiana de Cássia Albino, estiveram na cidade de Águas da Prata, estado de São Paulo, no sítio Santa Clara, participando do curso de capacitação em Fossa Séptica Biodigestora – EMBRAPA promovido pelo Sistema Nacional de Aprendizado Rural – SENAR / SP e ministrado pela professora Valquíria.

Foram dois dias de muita mão na massa e aprendizado, onde a equipe técnica do IFB pôde atualizar seus conhecimentos e trocar experiências. Agradecemos a oportunidade! Confira algumas fotinhas:

O que é uma fossa séptica Biodigestora?

É um sistema desenvolvido para tratar o esgoto de forma simples e barata, sendo indicado para a zona rural. O esgoto é tratado pelo processo de biodigestão que reduz a carga de agentes biológicos perigosos para a saúde humana, ocasionando redução da poluição do solo e rios, além de proporcionar a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais.

As fossas sépticas biodigestoras funcionam por meio da chamada biodigestão, esse processo utiliza esterco bovino fresco ou de qualquer animal ruminante, para eliminar micróbios e bactérias dos dejetos expelidos pelo ser humano. No final desse processo de biodigestão é produzido um adubo natural líquido livre de odores desagradáveis e de vermes nocivos à saúde, podendo ser utilizado para fertilizar e irrigar solo.

Texto, imagens: Rubiana de Cássia Albino (graduanda em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras Poços de Caldas e estagiária do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental).

Revisão e orientação: Marielle Rezende de Andrade

Quer entender melhor sobre a fossa séptica biodigestora? Acesse: http://ifbonillo.org.br/fossaembrapa/

        

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *