Entenda o que é Plano Diretor Municipal

De acordo com dados do IBGE, nos últimos 50 anos, a população brasileira vivendo em áreas urbanas passou de 45% para 84,4%. O crescimento acelerado tanto da população quanto da urbanização ocorreu sem investimentos proporcionais e os resultados são uma diversidade de problemas de infraestrutura, ambientais, saneamento, saúde, educação e grande desigualdade social.

Até os anos 70 as discussões sobre o planejamento urbano eram bem discretas. Nos anos 80, com a democratização do país e fortalecimento dos movimentos sociais, o assunto ganhou destaque e passou a ser visto como um processo político rodeado de diversos conflitos de interesses que necessitam serem mediados.

O Plano Diretor foi então instituído como instrumento básico do desenvolvimento e expansão urbana, partindo do princípio firmado na constituição de 88 da participação social como premissa para a elaboração da política pública. Foi estabelecido através da Lei 10.257/01, conhecida como Estatuto da Cidade, e todos os municípios com mais de 20 mil habitantes devem elaborar um Plano Diretor.

Para que se uma cidade cumpra seu papel social e ofereça melhorias na qualidade de vida da sociedade, o seu crescimento deve acontecer de modo equilibrado. Neste contexto, o objetivo do Plano Diretor é estabelecer diretrizes para que o poder público estabeleça a ordenação dos espaços públicos, garantindo condições de moradia, saneamento, trabalho, transporte e lazer; e também minimizar os impactos do desenvolvimento urbano no meio ambiente. Além disso, ao ser instituído na forma de lei, o Plano Diretor confere transparência para a gestão do planejamento urbano.

O Plano Diretor deve ser elaborado com a participação efetiva de todos os cidadão e geralmente é realizado da seguinte forma: planejamento e levantamento de informações, leituras técnicas e comunitárias, formulação de propostas e definição dos instrumentos

Planejamento e levantamento de informações

A Prefeitura estabelece uma equipe técnica formada por agentes da administração, e se for necessário contrata consultores para compor a equipe que se reunirá para estabelecer a metodologia de trabalho que será utilizada. Em seguida, realiza-se o levantamento de dados técnicos e informações do município com a finalidade de realizar um diagnóstico da situação do município, considerando aspectos físicos, econômicos, sociais e ambientais. 

Leituras técnicas e comunitárias

Deve-se realizar uma “leitura” da cidade, compreender seus problemas e suas potencialidades.  A equipe técnica realiza reuniões onde apresentarão à população as informações e interpretação dos dados. Essa parte do trabalho também poderá ser realizada em conjunto com Universidades ou Intuições de ensino e pesquisa. A população também será ouvida quanto a suas demandas, que serão inseridas em um relatório e posteriormente apresentado em audiências públicas que discutem o texto do Plano Diretor. 

Formulação de propostas

Estabelecem-se os aspectos prioritários da cidade para a reorganização territorial do município e também estratégias para atingir o que se almeja com o Plano Diretor.  Elabora-se o texto do Plano Diretor, conciliando as informações técnicas e as demandas da população, e que será discutido posteriormente através da realização de audiências públicas convocadas pela administração municipal.

Definição dos instrumentos 

Os instrumentos são ferramentas que viabilizam as propostas inseridas no Plano Diretor e possibilitam que o município tenha um maior controle sobre o seu território. Devem ser bem escolhidos para atingir os objetivos e obter sucesso nas estratégias definidas no Plano Diretor.  Se bem aplicados, os instrumentos podem controlar o uso do solo, influenciar o mercado de terras, arrecadar e redistribuir oportunidades e recursos.

A Prefeitura deve divulgar e facilitar o acesso aos documentos e informações produzidos durante todo o processo de elaboração do Plano Diretor. Essas ações são indispensáveis para que parcela significativa da população participe efetivamente, até a aprovação final do Plano Diretor, que será convertido em projeto de lei para que seja aprovada pela Câmara de Vereadores e em seguida sua implantação e gestão. 

E ai, gostou do nosso conteúdo? Acesso o instagram @institutofernandobonillo, por lá você encontra conteúdos informativos e muito mais.

Texto: Layla Cristiane de Sousa Silva (graduanda em Engenharia Ambiental pela UNIFAL e estagiária do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental)

Revisão: Bianca Oliveira Costa (Bióloga e membro voluntário do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental).

 

 Referências Bibliográficas

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=8> Acesso em: 30 jul. 2021.

BLUME, B.A. O que é plano diretor? Politize!. Disponível em: <https://www.politize.com.br/plano-diretor-o-que-e/ >. Acesso em: 30 jul. 2021.

BRASIL. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001, Estatuto da Cidade. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm >. Acesso em: 30 jul. 2021.

BRASIL, Ministério das Cidades. Plano diretor participativo: guia para a elaboração pelos municípios e cidadãos. 2ª ed. Brasília: Confea, 2005. Disponível em: <https://www.unochapeco.edu.br/arquitetura/downloads/plano-diretor-participativo-guia-para-a-elaboracao-pelos-municipios-e-cidadaos>. Acesso em: 30 jul. 2021.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=8> Acesso em: 30 jul. 2021.

PRIETO, I., MENEZES, M., COLEGARI, D. Planejamento urbano no Brasil: um breve histórico. Politize!.  Disponível em: https://www.politize.com.br/planejamento-urbano-brasil/ .  Acesso em: 30 jul. 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *